“Dia 72 de janeiro e não tem mais dinheiro na conta, nem limite no cartão, nem saúde mental”. Esse é um dos tantos “memes” que circulam pelas redes sociais em janeiro. Historicamente os primeiros meses do ano são sinônimo de “contenção de gastos” para o consumidor. Afinal, quando um ano novo chega, ele traz consigo uma lista de novas contas para pagar: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); além das taxas de mensalidade e rematrícula de escolas e universidades e dos gastos com material escolar.



O Consumidor quer poupar. E os lojistas precisam vender. Mas como convencer o consumidor a adquirir algum produto ou serviço num tempo de recessão? Eis o um grande desafio para ser entendido pelo empreendedor e pelos comerciários em relação aos consumidores. Num momento em que é necessário poupar, o consumidor passa a analisar criteriosamente onde gastar ou não seu dinheiro. E o que fará o cliente sentir o desejo de investir naquilo que o seu negócio oferece?
Cative o consumidor
No início do ano tradicionalmente os consumidores pesquisam mais, e em alguns casos buscam por soluções remotas e mais econômicas. Nesse contexto, cabe aos empreendedores identificar todas as tendências que estão afetando o poder de compra dos consumidores.
As empresas devem cuidar para que seus clientes estejam sabendo de suas promoções, liquidações e ofertas, bem como – em algumas situações – disponibilizar canais extras para entrega e atendimento.
O vendedor, por sua vez, deve modificar as abordagens com seus clientes e junto ao patrão promover canais que consigam atingir e atualizar todas suas comunicações sobre o negócio.
Em resumo: é necessário que os empreendedores invistam em colaboradores capacitados e motivados, para colocar mais criatividade nos processos. Profissionais assim são uma espécie de “impulso” e o consumidor precisa deste impulso para sentir segurança e consumir.
Comprar ou poupar é uma decisão que sempre será do cliente/consumidor. No entanto, as técnicas de vendas funcionam e em certos momentos devem ser modificadas para continuarem funcionando.
Invista na sua equipe
Incentive seus colaboradores a estudarem, se capacitarem. Normalmente as vagas para comerciários (vendedores) não exigem formação de nível superior. Entretanto, profissionais capacitados na área podem alcançar cargos mais altos e melhores salários. Diante deste cenário, as empresas precisam investir na capacitação dos seus profissionais e incentivá-los a buscar por conhecimento.
Por Juliany Rigueira
Jornalista especialista em Marketing e Comunicação Empresarial
Deixe um comentário