Skip links

Psicologia social: uma especialização para combater a pandemia de saúde mental

Em novembro do ano passado, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou uma matéria que afirma que o Brasil vive uma segunda pandemia: agora na Saúde Mental. A reportagem trouxe dados estatísticos que mostram que os quadros de ansiedade e depressão aumentaram após a pandemia da Covid-19. Além disso, a matéria trouxe outro número assustador: os óbitos por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos no país.

Lapsos de memória, depressão e ansiedade podem estar relacionados às sequelas cerebrais da Covid-19. No entanto, dados anteriores à pandemia já apontavam que episódios depressivos eram a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho no Brasil, correspondendo a 30,67% do total, seguido de outros transtornos ansiosos (17,9%).

Um levantamento da OMS em 2017 apontou o Brasil como o país com o maior índice de ansiosos do mundo (9,3% ou 18 milhões de pessoas) e o terceiro maior em depressivos (5,8% ou 11 milhões), muito próximo dos EUA e da Austrália (5,9%).

A Associação Brasileira de Psiquiatria afirma que um quarto da população tem, teve ou terá depressão ao longo da vida.

Fato é que o nível de estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros está crescendo e é preciso profissionais capacitados para tratá-los o quanto antes.

Vale salientar que campanhas como o “setembro amarelo” e a diminuição dos estigmas relacionados à psicoterapia, fizeram aumentar a procura por psicólogos no Brasil e no mundo nos últimos anos.

Psicologia Social

Você já parou para pensar por que algumas pessoas têm tanta facilidade em desencadear episódios de tristeza? Ou o que leva tanta gente a viver reclamando? Ou por que algumas pessoas são tão alegres e determinadas?

Você já parou para pensar sobre qual motivo que leva algumas pessoas a doarem todo o seu dinheiro para os movimentos caridosos? Ou ainda: Por que nos sentimos tão identificados com certas pessoas?

Se você já se fez essas perguntas, você tentou resolver as preocupações dos “psicólogos sociais”.

A “psicologia social” é um ramo popular da psicologia onde atuam profissionais que estudam os processos psicológicos dos indivíduos na sociedade.

Estude Psicologia Social na Única

Para os psicólogos que desejam ampliar os conhecimentos buscando entender como e por que os indivíduos comportam de determinadas formas, uma excelente alternativa é se matricular no curso de pós-graduação em psicologia social da Faculdade Única (Grupo Prominas).

Nas aulas deste curso de pós-graduação os alunos aprenderão todas as particularidades típicas deste ramo da psicologia, que surgiu do fato de que todos na sociedade sofrem influências dos grupos em que estão inseridos.

É real: uma pessoa é formada e tem suas características pautadas pelas interações com outros indivíduos. Neste contexto, a psicologia social é uma ciência muito importante, pois tem como principal objetivo compreender as relações entre membros de grupos sociais.

Saúde e Bem-estar

Favorecer a formação de psicólogos altamente qualificados, oferecendo aos profissionais uma oportunidade de aprimoramento no universo da psicologia social, é a proposta do curso de Psicologia Social.

A Psicologia Social tem se desenvolvido como ciência no Brasil de hoje e ajuda até mesmo no autoconhecimento. Estudando psicologia social você poderá auxiliar outras pessoas de qualquer idade, gênero ou classe a conduzirem a vida; estudando a psicologia social você verá o mundo sob diferentes perspectivas e poderá aplicar seus conhecimentos em diversos setores. A psicologia social também te ajudará a crescer em outras áreas da profissão, sendo também uma excelente especialização para quem deseja empreender.

Matriz Curricular:

O Curso ora proposto será de 720h/a, distribuídas da seguinte forma:

• Aspectos Socioantropológicos – 80h

 • Psicologia Social e Comunitária – 80h

 • Psicanálise e Laço Social – 80h

 • Mediação de Conflitos – 80h

 • Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional – 80h

 • Família, Comunidade e Sociedade – 80h

 • Fundamentos da Psicologia – 80h

 • Ética e Responsabilidade Social – 80h

 • Relações Étnico Raciais no Contexto da Antropologia – 80h

Por Juliany Rigueira
Jornalista especialista em Marketing e Comunicação Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave a comment