Nos últimos anos, a inclusão de pessoas com deficiência tem sido uma pauta cada vez mais relevante na sociedade. No entanto, ainda existem obstáculos a serem superados, especialmente no que diz respeito à comunicação. Nesse contexto, a especialização em Libras (Língua Brasileira de Sinais) surge como uma ferramenta essencial para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades – uma vez que a linguagem é cada vez mais fundamental para o bom desempenho de qualquer profissional que trabalha com pessoas surdas.
Por esse motivo, o curso de pós-graduação a distância em Libras da Faculdade Única (Grupo Prominas), tem sido cada vez mais procurado, principalmente por educadores. O curso conta com um currículo abrangente que aborda desde a história e a cultura até didáticas específicas para o ensino da Língua de Sinais, distribuídas em disciplinas bem estruturadas e ministradas por professores especializados, que fornecem feedbacks preciosos aos alunos durante todo o processo.
Ao longo da especialização, os alunos têm a oportunidade de se familiarizar e aprofundar o conhecimento na Libras, podendo aplicá-la em situações reais, seja na rotina profissional ou pessoal, aprimorando, assim, a comunicação em uma sociedade que se torna cada vez mais inclusiva.
Para você que está pensando em se especializar em Libras, mas ainda tem algumas dúvidas com relação ao curso, o blog da Faculdade Única separou três excelentes motivos para evidenciar a importância dessa especialização:
1 – A crescente demanda por profissionais qualificados nessa área: Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Dentre elas, estima-se que aproximadamente 2 milhões utilizem a Libras como primeira língua. Esses números demonstram a necessidade de profissionais capacitados para promover a comunicação efetiva com essa parcela significativa da população.
2 – A especialização em Libras desempenha um papel fundamental na promoção da educação inclusiva: Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), é garantido o direito à educação bilíngue, com a participação de profissionais capacitados em Libras. Dados do Ministério da Educação (MEC) apontam que, em 2021, mais de 23 mil escolas brasileiras já contavam com a presença de tradutores e intérpretes de Libras em seus quadros. Essa presença tem contribuído para que estudantes surdos tenham acesso ao ensino regular de qualidade, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico e social.
3 – A especialização em Libras desempenha um papel fundamental na inclusão das pessoas surdas no mercado de trabalho. De acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991), as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar vagas para pessoas com deficiência. No entanto, para garantir a inclusão plena desses profissionais, é imprescindível contar com especialistas em Libras, capazes de mediar a comunicação entre a empresa e seus colaboradores surdos. Dados do Ministério da Economia revelam um aumento de 25% na contratação de pessoas com deficiência nos últimos cinco anos, um crescimento diretamente atribuído à presença de profissionais capacitados em Libras nas empresas.
Matricule-se e tenha uma comunicação mais efetiva!
Você está preparado para se tornar um especialista em uma das línguas mais importantes e belas do mundo? Nossa pós-graduação em Libras proporciona a chance de aprofundar-se nessa língua vibrante e tornar-se um profissional qualificado nessa área. Não adie mais! Garanta sua vaga agora mesmo e inicie sua jornada rumo ao sucesso na pós-graduação em Libras da Faculdade Única. Matricule-se hoje mesmo! Não perca a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas surdas e construir uma carreira de sucesso!
Matriz Curricular
O curso tem duração 720h/a, distribuídas da seguinte forma:
• Docência no Ensino Superior – 80h
• Empreendedorismo Pessoal – 80h
• Meios Digitais e o Profissional do Futuro – 80h
• Letramento Aplicado à LIBRAS – 80h
• Fundamentos da Educação Inclusiva – 80h
• Sinais Básicos de LIBRAS – 80h
• Sinais Intermediários de LIBRAS – 80h
• Sinais Complexos de LIBRAS – 80h
• Metodologia da Literatura Surda – 80h
Por Juliany Rigueira
Jornalista, especialista em Marketing e Comunicação Empresarial
Deixe um comentário