O trabalho voluntário é uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Saiba aprender!
“Meri, você sabe nadar? Não, mas sei aprender” (Meri, 2 anos).
Recentemente a frase de uma criança de apenas dois anos viralizou na internet por meio da conta ‘@frasesdecrianças’ no Instagram. A conta, que tem um toque de bom humor, traz ‘pérolas’ ditas por pequenos e muitas delas – como essa frase da Meri – são verdadeiras lições para a vida.
Ao ler a frase de Meri, logo lembrei de jovens, sem experiência, buscando conquistar o primeiro emprego.
Sabemos que conseguir o primeiro emprego é um desafio, e a maioria das empresas exige experiência profissional. Candidatos iniciantes no mercado de trabalho não conseguem preencher esse requisito, mas há uma maneira simples e eficaz de conseguir experiência sem vínculo empregatício. Sabe qual é? O trabalho voluntário.
Sim! Nas horas vagas, o estudante pode buscar por atividades descontraídas, visando o seu crescimento pessoal e também profissional. Afinal, ajudar os outros é sempre uma atividade recompensadora.
Você pode ajudar de vários jeitos: doando seu tempo, fazendo propaganda para uma boa causa ou ajudando uma Organização Não Governamental (ONG) a crescer com suas habilidades profissionais.
É fato: “o que você faz bem faz bem para alguém”. Por isso, aproveite seu tempo livre para ajudar a quem precisa. Pesquise sobre asilos, creches, abrigos e ONGs que estejam precisando de alguém para contribuir, doando seu tempo e conhecimento. Mas só faça isso se for com o coração aberto: mais do que acrescentar em seu currículo, isso vai fazer você ver a vida com outros olhos. Além de abrir as portas para que você interaja, analise e entenda a realidade da sociedade que o cerca.
O trabalho voluntário também é importante para o desenvolvimento de competências profissionais. Pesquisas mostram que as pessoas que realizam trabalho voluntário aprendem a trabalhar em equipe, melhoram o espírito crítico e aumentam capacidade de resolução de problemas, se destacando por pensarem em soluções com mais empatia e criatividade.
Como colocar essa experiência no currículo
As experiências com trabalho voluntário devem constar no tópico “atividades complementares” no currículo. O importante é sinalizar o tipo de atividade e a função exercida.
É interessante que as informações do trabalho desenvolvido também sejam atualizadas nas redes sociais que possuem espaço para divulgação do currículo.
Aproveite suas horas vagas para crescer e “saiba aprender”!
Por Juliany Rigueira
Jornalista especializada em Comunicação Empresarial e Marketing